Boa noite, a todos.
Os colegas que receberam qualquer requisição de pagamento (RPV ou PRECATÓRIO), no ano de 2024, mesmo que seja isento de pagamento do IMPOSTO DE RENDA, NÃO ESQUEÇAM DE INFORMAR OS VALORES RECEBIDOS E O BANCO PAGADOR NO IMPOSTO DE RENDA DE 2025.
A nossa orientação é que antes de informarem os valores, acessem o site da Receita Federal do Brasil (www.receita.fazenda.gov.br), cliquem no quadrado E-CAC e deem um ENTER.
Quando aparecer o quadrado do lado direito ACESSO SOUGOV, coloquem o NÚMERO DO SEU CPF e a SENHA SOUGOV.
Quando abrir a área restrita da Receita Federal, vá ao LINK DECLARAÇÕES E DEMONSTRATIVOS FORNECIDOS PELAS FONTES PAGADORAS.
Quando abrir o ano clique em 2024.
Quando você clicar no ano (até ontem só tinha até o ano de 2023, não sei se hoje já liberaram do ano de 2024), vai aparecer a sua DIRF – DECLARAÇÃO DE IMPOSTO RETIDO NA FONTE.
É nessa declaração que tem TODOS OS VALORES QUE VOCÊ RECEBEU DAS FONTES PAGADORAS.
Deve aparecer: DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL: Valores do seu salário recebido no ano de 2024. Também vai aparecer o seu 13 salário recebido no ano de 2024.
Se aparecer a informação de algum banco pagador de REQUISIÇÕES DE PAGAMENTO (BANCO DO BRASIL OU CAIXA ECONÔMICA FEDERAL), provavelmente SÃO OS VALORES QUE VOCÊ RECEBEU DA SUA REQUISIÇÃO DE PAGAMENTO DO ANO DE 2024.
Ai vem a parte principal: VOCÊ DEVERÁ OBSERVAR COMO O BANCO INFORMOU OS VALORES RECEBIDOS E COMO A RECEITA FEDERAL LANÇOU NO SISTEMA: VALORES RECEBIDOS DE PESSOA JURIDICA PELO TITULAR ou VALORES RECEBIDOS ACUMULADAMENTE PELO TITULAR – RRA – NÚMERO DE MESES.
OBSERVAÇÃO: Se você lançar na sua declaraçao de IRPF 2024/2025, OS VALORES DIFERENTES AOS QUE FORAM INFORMADOS PELOS BANCOS PAGADORES À RECEITA FEDERAL, AUTOMATICAMENTE, VOCÊ CAIRÁ NA MALHA FISCAL, AÍ TERÁ QUE FAZER UMA DECLARAÇÃO RETIFICAFORA.
Muito cuidado na hora de prestar essas informações.
Um abraço a todos e boa noite.