Login

Agentes Federais promovem palestra sobre Profissão Policial no Unipê.

Na tarde de 26/08, o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) promoveu o I Ciclo de Minicursos onde os alunos assistiram a palestra intitulada Profissão Policial: Inteligência, Investigação e Operações Especiais. Na oportunidade, foram expostas as peculiaridades da carreira e das atividades desempenhadas pelos Agentes Federais brasileiros, considerando a multidisciplinaridade pertinente ao exercício deste ofício, bem como a forma de ingresso, o curso de formação e a atividade policial  propriamente dita. IMG-20150901-WA0009

O primeiro tema foi exposto pelo Agente Especial Átila Bicalho que abordou o tema Inteligência e sua importância no contexto da profissão policial, destacando a sua importância no processo de tomada de decisão nos planos estratégico, tático e operacional.

Na sequência, o Agente Especial Cristóvão Goes abordou a atividade de investigação, onde apresentou algumas técnicas e procedimentos utilizadas pelos Agentes Federais no planejamento de operações policiais, onde se busca elementos que levem a autoria e materialidade de infrações penais. Na oportunidade, falou-se sobre interceptação telefônica e ambiental e equipamentos utilizados; infiltração policial; utilização de cães farejadores; campana; dentre outros assuntos.

Por fim, o Agente Especial Marcelo Dolabela explanou sobre os grupos de operações especiais: COT, CAOP e NEPOM. Falou sobre a importância do perfil do policial no momento do recrutamento, onde se exige do Agente Federal um bom preparo físico e psicológico que será a base de sua formação. Destacou o treinamento para aqueles que passarão a compor equipes táticas, que deverão demonstrar conhecimento em armamento e defesa pessoal dentre outras disciplinas. Por fim, foram apresentados vídeos onde os alunos tiveram acesso a parte do treinamento e algumas operações, onde se pode ter uma idéia da periculosidade das missões.

As palestras foram planejadas tendo como alvo o público acadêmico, valorizando a atividade policial sem comprometimento de informações ou técnicas sensíveis. Os temas despertaram grande entusiasmo por parte do público, atingindo número de inscritos muito além do estimado pela organização. Restou demonstrado mais uma vez o prestígio de goza a Instituição Polícia Federal e eventos como este contribuem sobremaneira na valorização do trabalho de todos os servidores.

Cristovão Goes

Agente Federal - Especialista em Segurança Pública e Ciências Criminais. Diretor Parlamentar do Sinpef/PB.
SINPEF     PARAÍBA
    • Endereço

      Rua Major Ciraulo, 395, Manaíra
      João Pessoa/PB
      Fones:
      (83) 98828-2234
      (83) 3247-4325
      (83) 3247-2825

      SIGA-NOS